segunda-feira, 10 de maio de 2010

A difícil arte de segunda-feira

Pelo menos para a maioria das pessoas que tem emprego fixo e tem que acordar cedo na segunda-feira para iniciar uma nova semana de jornada de trabalho, é uma arte, do momento que olhos abrem até o fim do ciclo de estar sentado seu ambiente de trabalho e iniciar o primeiro ato laboral. O que acontece que torna esse momento tão difícil, afinal de contas realizamos outras quatros vezes durante a própria semana e não nos parece um ato de exige uma grande determinação.

Primeiramente temos o problema do final de semana, com certeza esse pequeno intervalo acaba criando em nós meros mortais a falsa sensação de liberdade, porque nos fornece o sentimento de sermos donos de nossos próprios destinos, podendo determinar em qual horário desejamos realizar as tarefas escolhidas e qual deles fazer. Porque qualquer compromisso de final de semana é uma escolha e não uma determinação.

Então logo pela segunda-feira, temos a complicada tarefa que quebrar o sentimento de liberdade e entrar no espírito do compromisso, e a partir do primeiro momento e se faz a consciência da realidade, nossa própria mente faz com que tudo daquele momento em diante se torne bem difícil, pois o nosso subconsciente acredita que se ele conseguir boicota esse inicio de novo ciclo, o anterior poderá se perpetuar, visto que esse novo é muito mais prazeroso.

Outro fator importantíssimo é o ato da irradiação, porque todas as pessoas ao longo do caminho do inicio da segunda-feira irradiam a insatisfação de também estar rompendo o sentimento de liberdade, isso é altamente contagioso e pior ainda é acumulativo. A grande maioria trata numa segunda-feira de assuntos saudosistas, fala-se de tudo que aconteceu no final de semana com ar de saudade e principalmente que esses momentos demoraram para acontecer novamente, causando ainda mais descontamento por se afastar desses tempos.

O remédio para amenizar esse processo é tentar tratar de assuntos que não nos remetam ao passado e sim para dia de hoje, porque dessa forma ficará mais fácil pensar e lidar com a assustadora segunda-feira, transformando a mesma em um dia como outro qualquer, visto que se no momento não é possível solucionar facilmente a situação, cria-se então mecanismo para esse fardo fique mais leve.

Boa Segunda-feira!

Nenhum comentário: