terça-feira, 7 de agosto de 2007

Porque acreditamos piamente em nossos paradigmas?


Sempre acreditei que devamos ter nossos conceitos muito bem definidos para que nossa vida possa ser norteada de uma forma clara e objetiva. Mas também é possível vivenciar tudo e ao mesmo tempo aprender a crescer, mudar e evoluir, sem perder o rumo certo.

A grande maioria das pessoas defende seus paradigmas como se fossem verdades absolutas, simples assim, quando alguém acredita que o conceito é imutável, é porque este já foi por demais aperfeiçoado, e provavelmente está na hora de deixar ele de lado e tentar outro conceito. Não existe nada que chegue a extrema perfeição e o sentimento for parecido o tempo de vida já se extinguiu.

Mostrar as pessoas que seus pensamentos são irredutíveis em relação à mudança externas, é deixar bem claro que você não aceita que outras pessoas possam contribuir com idéias. Quando mostramos que não temos um conceito selado é mais fácil para que todos possam contribuir com você, para todos é gratificante e você não tem a obrigação de acatar.

Tenha em mente que nada é liquido e certo, nem mesmo nossos paradigmas. E o principal propósito de um paradigma é ser quebrado. Tenha a mente sempre aberta, e não tenha medo de mudar. Pode ter certeza que as pessoas que o amam serão os primeiros a lhe apoiar quando você abandonar aquele arcaico conceito que não se encaixa mais com seu perfil. Não tenha medo de perdê-los, pois encontrará outro pelos caminhos que lhe serviram perfeitamente.

Acredite em si!

Nenhum comentário: