sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Seletizando a tempestade de informações!


Nossas redes de comunicações conseguem proporcionar a transmissão das informações numa velocidade extrema. Se algo acontecer do outro lado do mundo, em questão de segundos temos todos os detalhes, fotos, depoimentos e principalmente isso sendo de domínio público. É tamanha a quantidade de informações que se desejarmos consumir uma pequena parte desse montante diário, com certeza isso fará com que nossos cérebros entrem em pequenos colapsos imperceptíveis a nossa noção.

Todos os dados por nós recebidos devem primeiramente passar pela nossa peneira das necessidades, ou seja, a informação é do nosso interesse, por alguma vez tivemos o interesse em algo similar? A resposta sendo negativa, meramente a descartarmos. Com isso obteremos a eliminação de oitenta por cento dos elementos que chegam a nós.

Num próximo passo devemos validar a fonte. É de suprema importância absorver algo verídico, mesmo se tratando de uma ficção por exemplo. Muitas vezes às informações são falsas, criadas com o propósito de confundir que as retêm para que disseminem no meio. Se conhecermos a fonte essa fase estará descartada, se for de origem dúbia ou desconhecida, antes devemos analisar e se passado pelo nosso crivo continuarmos.

Quando alcançarmos a média de trinta por cento do material consumido, verifiquemos se a assimilação está ocorrendo de forma natural e prazerosa. Não tenhamos receios de abortar o processo em momento algum. Sempre que pensarmos em popular nossas mentes com subsídios, eles devem ser da melhor casta possível conforme nossos próprios discernimentos.

Avançando essas três etapas poderemos concluir que a informação é preciosa e deve ser incorporada em nossa consciência. A metodologia que devemos adotar para aumentar o conhecimento é básica, sua mente não tem espaço ilimitado, então não abarrotamos com conhecimentos banais, segundo nosso julgamento. Crie teor e conteúdo interno.

Acredite em si!

Nenhum comentário: